Make your own free website on Tripod.com







Arquitetura espontânea














1 | 2 | 3 | 4 | 5





Poesia não é uma matéria estática,mas uma corrente fluida que muitas vezes escapa das mãos do próprio criador.Sua matéria prima está composta de elementos que são e ao mesmo tempo não são;de coisas existentes e inexistentes .
Pablo Neruda








































yonelins.jpg


















































Arquitetura espontânea, visionária, extraordinária, outsider são algumas expressões usadas para designar o processo em que indivíduos passam a construir o ambiente em que habitam de uma forma nada convêncional,fugindo totalmente aos padrões.Esse tipo de arte é difícil de ser definida porque não há regras, mas podemos citar alguns aspectos comuns. Os artistas  frequentemente começam suas criações na segunda metade de suas vidas, não existe treinamento formal na arte, continuam esse trabalho criativo por muitos anos, alguns até a morte e de uma forma bem obsessiva.
Os materiais utilizados são os mais baratos, muitas vezes retirados do lixo ou os que estão disponivel na propria natureza como conchas e pedras.Geralmente a jardinagem e as esculturas são utilizados para compor esse mundo visionario.
Na Europa e nos Estados Unidos diversos especialistas estão estudando esse fenomeno ,infelizmente no Brasil ele é muito pouco conhecido.
A seguir citaremos alguns exemplos ,é importante observarmos que o mosaico está muito presente nessas manifestações artisticas o que merece uma analise mais profunda do porquê dessa intensa relação.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

              "GAUDÍ BRASILEIRO"
 
 Estevão Silva da Conceição, é  baiano de Santo Estevão, grotão da Bahia, não chegou a concluir o primeiro grau e veio para São Paulo procurando uma melhor condição de vida ,trabalhou como vigia noturno de uma obra,montador de estruturas de ferro e  na construção civil durante dez anos,atualmente é porteiro em um prédio de classe alta de São Paulo. 
Em 1986 Estevão começou  a erguer sua casa no meio da favela de Paraisópolis, uma das mais populosas da capital paulistana. A obra, com direito a jardim no estilo Parque Güell, chamou a atenção dos organizadores do aniversário de 150 anos de Gaudi. Em 2002, o baiano embarcou para a Espanha e participou dos festejos e ainda foi estrela de um documentário, dirigido pelo brasileiro Sergio Oksman, exibido pela TV Odisséia, canal a cabo espanhol.
Estevão não gosta quando dizem que sua casa é feita de lixo
 "Fico bravo quando as pessoas dizem que fiz minha casa com lixo. Eu comprei muita coisa, a maioria. Cimento não se acha na rua, né?"

"Comecei plantando uma pequena roseira, e como cresceu muito, fui construindo uma armação de ferro e para guiá-la, que fui forrando com cimento, terra e pedras e mosaicos".


estevao31.jpg

estevao21.jpg

estevao11.jpg

                                     Casa da Flor
 
"Esta casa não é uma casa, isto é uma história, é uma história porque foi feita por pensamento e sonho"(Gabriel Joaquim dos Santos)
 
Em 1912  Gabriel Joaquim dos Santos,começou a construir, com muita dificuldade, a sua própria casa na cidade de São Pedro da Aldeia( Rio de Janeiro). Era um homem de origem simples, trabalhador das salinas da região, filho de um ex escravo e de uma india.
Onze anos depois, Gabriel começa o embelezamento de sua casa utilizando como material o lixo abandonado. Andava pelas ruas, catando tudo o que via pela frente ,geralmente objetos sem uso para grande maioria das pessoas. 
De cacos, conchas, telhas e lâmpadas queimadas, surgiram muitas flores, plantas e mosaicos. Tudo, fruto de sua imensa criatividade.
Apesar da dificuldade de enxergar, não parou de ornamentar o seu palacete até a sua morte em 1985, aos 93 anos.
Hoje a "Casa da flor"como ficou conhecida é considerada uma obra prima e foi tombada pelo Instituto Estadual de Patrimônio Cultural

"Muitos vão se surpreender mas, para mim, uma das obras mais importantes da arquitetura brasileira é a Casa da Flor. ... Para mim, é um exemplo raro de arquitetura espontânea, poética, sem qualquer imposição. A fachada você jura que é Gaudí."
Ariano Suassuna, Revista AU - Arquitetura e Urbanismo
Ano 16 - n.º 94 fev/mar 2001
 
 

 

 



 

casadaflor1.jpg

casadaflor3.jpg

casadaflor2.jpg

                       "La Maison Picassiette"
 
Em 1928 o coveiro Raymond Isidore (1900 -- 1964),adquiriu 4000 metros quadrados de terra e  começou a construir sua casa em Chartres na França.trabalhava a noite e nos fins de semana,em um ano seu pequeno repouso estava pronto.Porem foi em 1937 que Isidore começou a revesti-la com ceramicas e vidros quebrados mesmo sem nunca nem ter ouvido falar na técnica de mosaico.Tudo foi decorado tanto a parte interna como a externa.Todo esse trabalho só teve fim com a sua morte em 1964.
Em 1981 "La Maison Picassiette" foi considerada patrimonio historico.
 
 
 
 

isidore1.jpg
A criação de Isidore é impregnada de misticismo e de referências bíblicas

isidore2.jpg

isidore3.jpg

isidore4.jpg

Fantasy Worlds

 As imagens são do livro "Fantasy Worlds" de Deidi Von Schaewen e John Maizels, 1999.

Taschen América,LLC,ISBN 3-8228-7190-7.

jad-small.gif
Para obter informações sobre estes artistas e muitos outros entre no site Jane's Addictions