Make your own free website on Tripod.com








Arquitetura espontânea

3













1 | 2 | 3 | 4 | 5





Nek Chand

Jardim das Rochas

Após a independência da India do dominio britânico a provincia Punjab é dividida em duas(Punjab e Haryana)ficando um estado sem capital.As lideranças politicas decidiram pela construção de uma cidade moderna e acessivel.
O frances Le Corbusier foi o  arquiteto responsavel pela construção de Chandigarh.(1950 a 1965)
Em 1951 Nek Chand,chegou em Chandigarh para trabalhar como inspector de estradas.
Observando a construção da cidade começa a se apaixonar pela natureza plastica do concreto, aprendendo também as técnicas de como usa-lo, o que lhe deu grande estimulo para o seu impulso criativo.
No ano de 1958 Nek começa a coletar varios tipos de materiais muitos deles provinientes do disperdicio industrial e urbano,porém foi em 1965 que utilizando-se de terreno de uma reserva natural que ele inicia a construção do seu reino exotico.Trabalhou durante muitos anos,sempre as escondidas até ser descoberto por autoridades locais.Como era uma obra totalmente irregular cogtou-se em demoli-la.
Após muito debate, o comitê consultivo da paisagem de Chandigarh permitiu que Nek Chand abrisse sua criação ao público. O jardim da rocha foi inaugurado formalmente em 24 de janeiro de 1976,  Depois disso, com um orçamento pequeno e um grupo de ajudantes fornecidos pelo governo local, Nek Chand foi incentivado a ampliar seu jardim e continuar seus muitos projetos.

nekd12.jpg

nekchand1.jpg

nekchand2.jpg

ned14.jpg

ned11.jpg