Make your own free website on Tripod.com







HISTÓRIA














Mosaico












































yonelins.jpg


















































HISTÓRIA

A palavra mosaico origina-se do termo "mosaicon"que significa "musa",algumas fontes traduzem como " paciência das musas".
Esta arte teve origem nas antigas civilizações como o Egito e a Mesopotâmia.
O "Estandarte de Ur"(3500 A.C),é considerado pela maioria dos historiadores como o mosaico mais antigo que se tem conhecimento.Foi encontrado na Suméria(antiga Mesopotâmia)atual Iraque.Trata-se de dois paineis retangulares ,feitos de mármore ,arenito avermelhado ,lápis lazúli e conchas .
Suas duas faces foram trabalhadas,numa delas são narradas cenas de guerra,com o rei e seu escudeiro num carro que corre e espezinha seus inimigos,os vencedores conduzem os prisioneiros,os quais atados em pares,são apresentados ao rei.
Na outra face mostra-se cenas da vida doméstica de um dos reis sumérios.
 

 

 

estandarteurstand1.jpg

O mosaico tem momentos fragmentados da sua origem até os dias de hoje.
Começou no séc.VIII A.C., quando os gregos utilizavam pedras cortadas em cubos para pisos,refinando a técnica  no séc.V A.C.
Na  Grécia foi encontrado um dos documentos mais antigos relativo à arte do mosaico(meados do século III A.C)
Num fragmento de papiro descreve-se o método para execução  de um pavimento numa sala de banhos.
Na época romana ,a arte do mosaico espalha-se pelos templos,teatros,estabelecimentos públicos,lojas,mercados,etc.
Os materiais utilizados eram os mármores da região e de procedências longínquas,como os oriundos da  Africa.
O vidro surgiu no período Helênico e foi um dos principais materiais utilizados pelos bizantinos na decoração das paredes,tetos e pisos.No séc 50 A.C., a Itália era o principal produtor de mosaicos.O estilo Bizantino espalhou-se pela Europa e decaiu no início da Renascença.
 
 

teodoraravena.jpg

Os mosaicos bizantinos justinianos mais significativos são os das igrejas de Ravena.
Na igreja  São Vital estão representados  o imperador Justiniano e Teodora,com seus séquitos

Durante o século VII produz-se um renascimento da arte musivária,que se expande,a partir de Constantinopla,em duas direções:oriente e ocidente.
No oriente,os mosaicos revestiam,tal como as pinturas murais,os muros e tetos de muitos edifícios omíadas,levantados nesse período.Porem,ao contrário das pinturas,que perduram vários séculos,os mosaicos deixaram de ser executados em pouco tempo(algumas dezenas de anos).
Estes mosaicos eram obras realizadas por artistas bizantinos cedidos pelo imperador de Constantinopla, a pedido do califa Walid ibn Add al-Malik.Foram decoradas as mesquitas de Meca,Medina e Damasco
 

mesquita.jpg

A Mesquita de Damasco (Síria) é um  monumento  belissimo,não só pela construção mas também pela riqueza da decoração musivária,incluindo tesselas de ouro.

                     SÉCULO XIV AO SÉCULO XIX

  • A partir do séc XIV,o mosaico fica subordinado à pintura,perdendo sua autonomia artística.Alguns pintores importantes preparam cartões para mosaicos,na Basílica de São Pedro,Giotto assina um dos mais célebres.
  • No século XV,na Florença dos Médicis,o mosaico retoma força.
  • Em Veneza forma-se uma nova escola de mosaico
  • No período seiscentista,Roma voltou a assumir a hegemonia enquanto centro produtor de mosaico e na  formação de especialistas.Este impulso deve-se em grande parte à decoração com mosaico da Basílica de São Pedro.
  • Em setecentos,os mosaicos começam a valorizar-se devido a sua durabilidade.Observa-se uma predileção por mosaicos de grande formato, realizados com pasta vítrea,os temas eram reproduções de obras pictóricas.
  • No início do século XIX na França.em pleno Neoclassicismo,foi inaugurada uma escola imperial de mosaicos,onde a atividade principal era a imitação e restauração de obras antigas.
  • Em 1900 surge Antoni Gaudí arquiteto magnifico que optou por revestir suas obras com  cerâmicas e azulejos quebrados,seu grande parceiro foi o arquiteto Josep Maria Jujol,que é quem assina a maioria dos principais desenhos utilizados nos mosaicos.

 " Fazendo um paralelo com a música Gaudí foi um grande diretor de orquestra e Jujol seu melhor solista. Individualmente, Jujol foi um compositor excepcional."
 
Josep M. Vall
Autor del livro “Jujol em Vallmoll

Casa Batló
gaudi_battlo.jpg
Barcelona -Espanha

casabtlo21.jpg

casabatlo31.jpg

Parque Guell
parque888.jpg
Barcelona Espanha

parque555.jpg

parqueguel.jpg

Casa Milá
casamila12.jpg
Barcelona Espanha

Igreja da Sagrada Família
gaudiigrja.jpg
Barcelona Espanha

barcelona1.jpg

IMPERATRIZ TERESA CRISTINA

A imperatriz Teresa Cristina mulher de D.Pedro II,enquanto cuidava de suas filhas em um dos jardins do Palácio de São Cristóvão,no Rio de Janeiro,denominado Jardim das Princesas, demonstrou um de seus dotes artísticos pessoais, o mosaico. Com conchas, recolhidas nas praias do Rio de Janeiro, e com cacos das peças de serviço de chá da Casa Imperial  ela revestiu os bancos, tronos, fontes e paredes do Jardim das Princesas Ela teria sido precursora da arte do mosaico no Brasil, fato pouquíssimo divulgado pelos historiadores e especialistas em artes,isso ocorreu  50 anos antes do aparecimento de  Antonio Gaudi e Josep Maria Jujol.

VOLTAR